Transtorno de personalidade: O que são e quais os tipos?

A personalidade é o conjunto dos traços emocionais e comportamentais do indivíduo, ou seja, ela contempla o caráter e temperamento da pessoa, seu modo de pensar, sentir e agir.

Por diferentes razões, entre fatores genéticos e ambientais, a personalidade pode apresentar disfunções que resultam em prejuízos sociais. Existem diferentes transtornos de personalidade, cada qual com sintomas e causas específicas.

Leia o texto e entenda mais sobre o assunto!

O que são transtornos de personalidade?

Transtornos de personalidade são distúrbios psiquiátricos em que as pessoas apresentam padrões de pensamento e comportamento desajustados. Se não forem devidamente tratados, esses transtornos tendem a durar muito tempo e causar sofrimento não apenas para o paciente, como também, para os amigos e familiares, afinal,  essas condições mentais impactam os relacionamentos interpessoais, a vida social e profissional do indivíduo.

Os transtornos de personalidade são agrupados por categorias com características em comum. Há os transtornos excêntricos ou estranhos; os transtornos dramáticos, imprevisíveis ou irregulares e os transtornos ansiosos ou receosos.

Quais são os principais tipos de transtornos de personalidade?

Transtornos “excêntricos ou estranhos”

Transtorno de personalidade esquizoide – O portador não tem interesse em relações sociais e, portanto, é alguém indiferente, e distante da interação com terceiros.

Transtorno de personalidade paranoide – Caracterizado pela desconfiança em outras pessoas. Nesse tipo de transtorno, o indivíduo pensa a todo tempo que vai ser enganado e isso pode torná-lo alguém hostil e emocionalmente desapegado.

Transtorno de personalidade esquizotípica – Nele, o indivíduo tem atitudes extravagantes, crenças e pensamentos incomuns e até bizarros. Ele pode sentir dificuldade para permanecer em certos ambientes sociais e estabelecer relacionamentos íntimos.

Transtornos “dramáticos, imprevisíveis ou irregulares”

Transtorno de personalidade antissocial – No transtorno de personalidade antissocial a pessoa não reconhece as necessidades e sentimentos alheios. É alguém que costuma mentir, agredir e até mesmo infringir a lei.

Transtorno de personalidade histriônica – Trata-se de pessoas altamente emotivas e excessivamente dramáticas, que sentem a necessidade de chamar a atenção e receber aprovação.

Transtorno de personalidade narcisista – A principal característica é a autoestima elevada, combinada com uma grande necessidade de admiração. Geralmente o narcisista tem fantasia de sucesso, beleza ou poder, além de ter pouca empatia com terceiros.

Transtorno de personalidade borderline – No transtorno de personalidade borderline os relacionamentos e emoções são extremos, intensos e instáveis. O sentimento crônico de vazio e os comportamentos autodestrutivos são comuns entre as pessoas com borderline.

Transtornos “ansiosos ou receosos”

Transtorno de personalidade esquiva – A pessoa com transtorno de personalidade esquiva costuma evitar a interação social, pois se sente inadequada em lugares e situações. Além disso, é sensível a julgamentos negativos, teme a opinião alheia e, por isso, se isola de tudo e de todos.

Transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva – As pessoas com transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva é demasiadamente preocupada com regras e ordem. Elas sentem a necessidade constante de estar no controle.

Transtorno de personalidade dependente – Nesse tipo de transtorno, a pessoa sente a necessidade de ser cuidada, podendo se tornar submissa e tolerante a relacionamentos abusivos. Como se não bastasse, ela tem medo de ficar sozinha e se separar de pessoas queridas. Geralmente conta com uma enorme dificuldade para tomar decisões.

Quer saber mais sobre transtornos de personalidade? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em São Paulo!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp