Conheça 7 sintomas emocionais da ansiedade

A ansiedade é uma emoção normal do ser humano, comum ao se deparar com situações futuras que precisam de performance ou decisão, como no trabalho, por exemplo. Entretanto, em excesso, pode se tornar um distúrbio físico ou emocional.

O transtorno no Brasil é mais comum do que se imagina. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 9,3% da população brasileira sofre com o problema, valor que é o triplo da média mundial.

Os primeiros sintomas de que ela está presente são físicos: respiração ofegante, aumento das batidas do coração, suor nas mãos. Mas ela afeta ainda mais o psicológico: preocupação e medo extremos em situações simples da rotina, insegurança, impaciência, agonia e paralisia emocional e mental, são sintomas que podem afetar todos os aspectos da vida.

Listamos alguns dos principais sintomas psicológicos causados pelo transtorno de ansiedade:

1 Preocupação em excesso

Pessoas ansiosas estão sempre preocupados com o futuro, antecipam preocupações e se atormentam com pequenos problemas. A preocupação excessiva é uma fonte direta de dores de cabeça, úlceras e estresse, podendo inclusive afetar o sistema imunológico.

2 Pensamento obsessivo

O pensamento obsessivo é uma incapacidade controlar pensamentos e imagens angustiantes e recorrentes. Estudos de imagem cerebral indicam que está associado a uma disfunção neurológica de causa desconhecida que força os pensamentos em ciclos repetitivos. O pensamento obsessivo também pode estar associado a transtornos do humor, incluindo distimia, depressão, transtorno bipolar e muitas outras condições psicológicas.

3 Sempre alerta  e em perigo

Indivíduos com transtornos de ansiedade em geral superestimam o perigo nas situações que temem ou evitam. O medo é excessivo ou fora de proporção.

4 Nervosismo

Irritabilidade, mudanças de humor repentinas e sem explicação aparente. Pessoas que estão a ponto de entrar em um ataque de nervos, podem passar da euforia ao pranto rapidamente.

5 Preocupações com tragédias futuras

Indivíduos ansiosos convivem com a sensação contínua de que um desastres e catástrofes podem ocorrer a qualquer momento, seja com eles ou com pessoas próximas. Além disso, surgem muitos pensamentos de adoecimento.

6 Medos irracionais

Além de sentir perigo em tudo, pessoas ansiosas têm medo em situação corriqueiras, como por exemplo: de perder alguma coisa, de não ser bom o suficiente, do fracasso, de perder o emprego, do término do relacionamento ou de não ser aceito. Esse medo excessivo pode comprometer a segurança nas relações pessoais, seja no trabalho ou na família.

7 Alterações de sono

Dificuldade para dormir ou episódios de insônia são comuns, principalmente em vésperas de reuniões importantes e eventos. Pessoas com ansiedade não conseguem se desligar do que fizeram ao longo do dia e passam a noite processando o que farão no dia seguinte. Algumas vezes chegam a sonhar e despertar pensando em soluções possíveis para determinada questão. Pesadelos também estão presentes constantes e atrapalham a qualidade do sono.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em São Paulo

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp