Alteração brusca de humor: o que pode ser?

12 de janeiro de 2021 by Dra Aline Rangel
39791347_l-1200x800.jpg

As variações no humor fazem parte da vida de todo ser humano. As pessoas não vivem sempre felizes ou sempre tristes. O humor flutua conforme as situações vão acontecendo. No entanto, uma alteração brusca de humor que ocorre repetidas vezes pode sinalizar que algo não vai tão bem no corpo e na mente do indivíduo.

Algumas instabilidades comportamentais repentinas podem indicar problemas graves, incluindo doenças mentais.

Contratempos durante o dia

Uma causa comum e menos preocupante da alteração brusca de humor é a existência de contratempos ao longo do dia. Quando algo não sai conforme o planejado, quando o trânsito está surpreendentemente caótico, quando o ônibus está cheio ou quando as coisas não dão certo no trabalho, essa mudança é natural, embora possa trazer problemas para as relações interpessoais.

Hormônios por trás da alteração brusca de humor

As mudanças e desequilíbrios hormonais, especialmente em mulheres, podem provocar alterações bruscas no humor. Isso ocorre porque os hormônios estão intimamente relacionados com as emoções. Quando os níveis hormonais oscilam, é bem provável que haja um impacto efetivo sobre o estado de espírito. É o que ocorre, por exemplo, na tensão pré-menstrual (TPM), menopausa e gravidez.

Transtorno bipolar

O transtorno bipolar é uma das causas mais comuns de alterações do humor. Caracterizada pela montanha-russa de atitudes e sentimentos, a bipolaridade atinge mais de 4 milhões de brasileiros. A doença é marcada pelo humor que muda repentinamente da água para o vinho, apresenta-se como uma euforia ou irritação patológica e pode alternar estados de normalidade ou com episódios de depressão, entretanto, estes estados de “elevação” do humor são sustentados, duram dias a semanas. Alguns raros pacientes com transtorno bipolar são chamados de “cicladores rápidos”. Infelizmente observamos muitas pessoas sendo vistas por familiares, amigos e até profissionais da saúde como “fulano é bipolar” somente baseado na impressão de  que “oscilou de um polo a outro”.

Ataques de pânico

A pessoa está bem e de uma hora para outra o comportamento dela começa a mudar. Ela pode estar vivendo um episódio de ataque de pânico, um dos tipos de transtorno de ansiedade que produzem crises inesperadas de medo e desespero, ainda que não exista nenhuma ameaça real.

Alguém que estava feliz e tranquilo, por exemplo, pode começar a sofrer temores repentinos, sensação de perigo, sentimento de indiferença, temor de perder o controle, dormência nos membros, tontura, desmaio, taquicardia, impaciência, irritabilidade, desconforto, calafrios, náuseas, dores abdominais, dores no peito, tristeza, etc. Vale destacar que nos ataques de pânico há mudanças no humor, mas também há alterações físicas.

Dependência química

Outro fator causador de alterações no humor é a dependência química, uma doença mental com desdobramentos físicos. Os dependentes químicos não conseguem controlar o uso da substância, o que em médio e longo prazos prejudica a vida emocional e a saúde psíquica do indivíduo. Com isso, o corpo sofre drásticas reações metabólicas, as quais interferem no humor e nos padrões comportamentais.

Transtorno de Personalidade Emocionalmente Instável ou Borderline

Como o próprio nome da Classificação Internacional das Doenças (CID 10) sugere, é caracterizado pela tendência a agir de modo imprevisível e impulsivo, sem consideração pela consequência, apresentando um humor imprevisível e instávell. Em geral, a pessoa apresenta uma tendência a ter acessos de raiva e incapacidade de controlar o comportamento impulsivo. Os comportamentos explosivos e os conflito com os outros, aparecem particularmente quando os atos impulsivos são contrariados ou censurados.

Viu que não há apenas uma possibilidade de diagnóstico para a alteração brusca de humor? Elas podem ser sinais de vários problemas, graves ou não. O ideal é buscar auxílio especialiado para identificar as reais causas das variações de estado de espírito e, assim, encontrar o melhor tratamento.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em São Paulo!