<script async src=”https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js?client=ca-pub-1079804149143306″ crossorigin=”anonymous”></script>

Qual a diferença entre medo e fobia?

Qual a diferença entre medo e fobia?

15 de agosto de 2019 by

Desde os primórdios da história, com nossos ancestrais, adaptamos características para sobrevivência em diversos ambientes. Uma delas é o medo. Imagine a seguinte situação: você está parado na calçada enquanto aguarda o semáforo abrir para os pedestres. Nesse momento, um carro se aproxima com rapidez e sem controle em sua direção. Quais são seus sentimentos nesse instante? “Esse motorista é louco”, “não posso morrer”, “tenho que fazer alguma coisa”. 

Como seu corpo se comporta? Com calafrios, suor, choro e corrida imediata. A todas essas características chamamos “medo”. Ou seja, o medo consiste em uma resposta imediata a uma ameaça conhecida, externa e bem definida: o carro vai me atropelar. Ele foi desenvolvido ao longo da história humana, a fim de que nós possuíssemos o extinto de sobrevivência. Dessa maneira, conseguimos nos livrar de situações perigosas e nos manter em constante equilíbrio. E fobia? O que seria este essa sensação?

Fobia: temendo o incerto

Apesar de serem confundidos, fobia e medo são muito diferentes. A fobia consiste em um transtorno mental ansioso, que pode, inclusive, chegar ao ponto de incapacitar o indivíduo. Enquanto o medo é uma resposta a algo real, a ansiedade fóbica resulta de uma ameaça interna, vaga, conflituosa ou desconhecida. Como resultado, a pessoa pode sentir uma sensação desagradável, apreensão, dor de cabeça, inquietação e até pânico. Com o passar do tempo, o indivíduo começa a esquivar-se das situações que lhe causam fobia, contudo, nem sempre isso é possível. 

Exemplos de fobia

Fobia específica

  • Ansiedade frente a situações específicas, como Acrofobia (altura), Agorafobia (lugares abertos), Zoofobia (animais), Misofobia (sujeira e germes), Pirofobia (fogo), Xenofobia (estranhos).
  • Geralmente, o objeto da sensação específica está relacionado com uma situação em que a pessoa passou por intenso medo. Por exemplo, uma pessoa que foi atacada por um cão bravo, pode desenvolver fobia de cães.

Fobia social

  • Fobia de se embaraçar e de causar algum tipo de constrangimento ou gafe em situações sociais, tais como reuniões, apresentações orais, encontros amorosos, festas. A pessoa se sente constantemente julgada pelos outros e que seu comportamento, jeito de andar, falar, escrever, comer, é inferior ao das outras pessoas.
  • O sentimento fóbico é desproporcional à ameaça real e pode causar grande sofrimento e prejuízo no comportamento pessoal. As situações que causam fobia também passam a ser evitadas e a pessoa começa a se isolar.

Como saber se tenho medo ou fobia?

A primeira etapa é reconhecer os sentimentos que você apresenta e quais são as situações que os desencadeiam. Após isso, busque ajuda do médico psiquiatra, pois ele saberá fazer a avaliação completa. Geralmente, o tratamento é associado com medicamentos e terapia cognitiva comportamental. Após isso, a pessoa lida muito melhor com as fobias e passa a ter uma vida tranquila.

 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em São Paulo!



NEWSLETTER








    Sobre



    Médica graduada na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro com Residência em Psiquiatria no Instituto de Psiquiatria Universidade Federal do Rio de Janeiro.


    Contato


    São Paulo – SP

    Rua Cubatão, 86 – 405 – Paraíso


    WhatsApp


    E-mail

                  aline@apsiquiatra.com.br

    Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte o seu médico.

    Copyright © 2023 – Todos os direitos reservados

    Política de Privacidade

    × Agende sua consulta